(11) 3170-3280

vírus do computadorHá excelentes opções gratuitas de programas antivírus. De acordo com pesquisas, a melhor opção é o Avast!, programa escolhido para esse tutorial de como remover um vírus do computador, confira nosso passo a passo

Passo 1. Faça o download do programa e o instale-o em seu computador, escolhendo um local para salvá-lo e seguindo os passos de instalação.

Passo 2. Abra o programa e clique na opção “Escaneamentos”, disponível em um menu no canto esquerdo da tela.

Passo 3. Na tela que se abrir serão mostradas diferentes opções de escaneamentos que podem ser usadas para diferentes situações.

– O “Escaneamento Rápido” apenas verifica algumas pastas do Windows e, como o próprio nome já diz, não leva muito tempo.
– O “Escaneamento de Mídia Removível” deve ser usado quando há a suspeita – ou apenas para se certificar – de que haja um vírus em um pen drive, CD ou HD externo. Basta inserí-lo na máquina e mandar escanear.
– É possível também optar por “Selecione uma Pasta para Escanear”, e desta forma escolher apenas uma ou mais pastas para a verificação de vírus.
– Por fim, há o “Escaneamento Completo do Sistema”, a opção recomendada para fazer uma varredura completa em toda a máquina. É a melhor opção para verificar se existem vírus em seu computador, com garantias de não haver erros.

avasta1

Passo 4. É possível, toda vez que o escaneamento for feito, clicar sobre as ameaças (os vírus) encontradas e movê-las para a quarentena ou excluí-las. No entanto, é possível pedir para que o próprio programa faça isso de maneira automática, economizando seu tempo e removendo logo os vírus.

Para habilitar este modo automático, volte à página inicial do programa, clique em “Escaneamentos” e, na opção “Escaneamento Completo do Sistema”, selecione “Mais Detalhes”, localizada logo abaixo do ícone Iniciar.

Passo 5. Clique então em “Configurações” e, quando uma nova janela se abrir, selecione a opção “Ações”, disponível em um menu no canto esquerdo.

avast2

Passo 6. Ative a primeira opção que aparecer, que será a “Aplicar Automaticamente as Ações Durante o Escaneamento”. Em seguida será necessário selecionar as opções que forem aparecendo na sessão “Vírus”. Onde estiver escrito “Nenhuma Ação”, selecione “Reparar”. Na próxima aba que se abrir, selecione “Mover para a Quarentena”. Por fim, clique em “Excluir”.

Pronto! Agora cada vez que forem encontrados vírus, o próprio programa os removerá automaticamente.

 

avast3

Da adaptação:  TechTudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *