(11) 3170-3280

manutenção-preventiva-computador

A manutenção preventiva do seu equipamento é uma importante arma para manter o sistema em funcionamento dentro de um padrão satisfatório, além de aumentar a vida útil do seu computador. Veja os passos para fazê-la de forma simples e rápida.

Introdução: Quais as vantagens de fazer a manutenção preventiva do meu computador?

O hardware (equipamento) abrange um conjunto de tecnologias eletrônicas muito sensíveis que podem sofrer diversas influências, interferindo diretamente no desempenho do computador e, por isso, enseja uma atenção especial no que tange à manutenção preventiva.

Sendo composto por diversos componentes eletrônicos, interferências causadas pela poeira, sujeira, objetos estranhos, ondas eletromagnéticas e oscilações na rede elétrica interferem diretamente no desempenho do computador.

Segue alguns passos que recomendamos para que você mesmo faça a manutenção preventiva do seu equipamento.

Passo 1 – Abrir o computador

Antes de abrir o seu computador, prepare o local onde fará a manutenção, seguindo estas dicas:

– Utilize, preferencialmente uma mesa ampla e sem objetos em cima;
– Se achar melhor, trabalhe em pé, para poder ter maior liberdade de movimentos;
– Escolha um local bem iluminado.

Passo 2 – Retirar os componentes do computador

– Desconecte todos os cabos do computador (mouse, teclado, monitor, energia, rede, telefone, impressora, etc).
– Abra o gabinete do computador (erroneamente chamado de CPU por alguns), retirando os parafusos traseiros (alguns tem apenas presilhas) e subtraindo a tampa metálica.
– Guarde os parafusos ou presilhas juntamente com a tampa metálica em um local que não atrapalhe o serviço.

PS: Não se espante, se ao abrir o seu computador tenha muita poeira, ou algum objeto pequeno dentro da sua CPU. 🙂

Passo 3 – Retirando e limpando o processador e Limpando os componentes

  1. Posicione o gabinete de maneira que você tenha acesso fácil ao seu interior. Se necessário, incline-o.
  2. Desconecte todos os cabos que prendem os componentes à placa-mãe, tais como HD, disquete, CD/DVD; e os que ligam a fonte de alimentação (caixa grande de metal presa ao gabinete, na parte traseira) aos componentes. Se precisar, identifique cada cabo através de etiquetas ou desenhe um “mapa” para saber onde cada cabo estava conectado.
  3. Comece retirando os componentes de acesso mais fácil, lembrando de guardar os parafusos que os prendem, tendo cuidado para não derrubar nenhum deles ou danificá-los com a chave de fenda ou Phillips. Também procure não tocar nos circuitos, procurando manuseá-los pelas bordas.
  4. Tenha um cuidado especial com o HD (disco rígido) e com os pentes de memória. O HD não deve sofrer impactos e os pentes de memória devem ser acondicionados em suas embalagens próprias ou em folhas de papel.
  5. Não é necessário retirar a placa-mãe, pois esta pode receber manutenção diretamente no gabinete, além de ser um componente de difícil retirada.
  6. Retire a fonte de alimentação.
  7. Comece retirando o pó do gabinete e da placa-mãe com o pincel e com o ventilador. O ventilador serve para auxiliar a retirada do pó de dentro (pode ser utilizado em conjunto com o pincel, ou primeiro um, depois o outro).
  8. Limpe cada componente apenas com o pincel, para retirar o pó. Para aqueles que possuem circuítos de conexão com os slots do computador (slots são os encaixes onde se conectam as placas e as memórias), limpe os contatos das placas e da memória (a parte onde se encaixa com o slot) com a borracha branca, de forma suave e depois retire os resíduos com o pincel.

Passo 4 – Finalizando a manutenção

  • Após limpar cada um dos componentes, reinstale-os no computador e feche o gabinete.
  • Reconecte os cabos do monitor, impressora, mouse, teclado, etc.
  • Ligue o computador e veja se tudo funciona.

Considerações finais

Os itens mencionados acima, refere-se a manutenção preventiva básica do seu computador. Conte com a ajuda profissional para análise de eventuais problemas em peças, ou limpeza/manutenção de algum componente mais especifico (no caso de fontes, ou lubrificação de ventoinhas, entre outros)

Em breve lançaremos um tutorial acerca dos cuidados que também podem ser tomados para manutenção de software e aplicativos instalados em seu computador.

Qualquer dúvida ou dificuldade nos encaminhe um post nos campos abaixo iremos orientá-lo no que for necessário.

Caso tenha uma empresa, ou não queira fazer todo o processo acima relacionado, consulte-nos e podemos fazê-lo (atendemos São Paulo Capital e Interior), consulte este serviço no link: http://www.frserv.com.br/assistencia-tecnica/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *