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Sua clientela local está comprando de outros bairros? Precisa conhecer o Google Meu Negócio

O que é o Google Meu negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, no Google Maps e no Google +.

Mas do que se tratam essas funcionalidades? Entre as principais, podemos destacar:

  • inserir e apresentar sua localização no Google Maps (incluindo um tour virtual pelo seu negócio e o traçado de rotas para o estabelecimento);
  • acrescentar dados de contato, como endereço, e-mail, site e telefone (aliás, se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá fazer a ligação a partir do próprio buscador – caso a empresa insira seu número de telefone na plataforma);
  • exibir o horário de funcionamento da loja e os horários de maior movimentação;
  • expor as notas e comentários de clientes;
  • mostrar fotos internas da empresa;
  • compartilhar perfis em outras redes sociais;

Perceba que são informações extremamente úteis para as pessoas que pesquisam exatamente pelo seu negócio ou por empresas como a sua.

Vamos à prática

Experimente digitar no Google o seguinte:

“PIZZARIAS PROXIMO A MIM”

Trata-se de uma busca personalizada, a partir da sua localização o Google vai refinar uma busca do comércio local, que está mais próximo a você.

A cada dia que passa, é comum pessoas procurar de por produtos e serviços, da forma mais “incomum” que possa imaginar. Pessoas procuram pelo seu negócio dirigindo, deitado no sofá, muitas vezes não se dão trabalho nem para digitar (tendo em vista que o reconhecimento de voz está a cada dia mais avançado).

 

Quais os benefícios do Google Meu Negócio?

Vamos te passar algumas estatísticas para você fica bem animado!

Sabia que as empresas que anunciam (é de graça! e sem pegadinhas), melhoraram significativamente as suas conversões e resultados. Veja abaixo:

  • 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps;
  • 35% mais cliques para acessar seus sites do que as demais empresas.

Veja os 3 principais benefícios fornecidos:

Gerenciar suas informações

Gerencie as informações que os usuários do Google visualizam quando pesquisam sua empresa ou os produtos e serviços que você oferece. As empresas que confirmam as informações com o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores. Garanta que as pessoas possam ver dados como seu horário de funcionamento, site e endereço quando encontrarem sua empresa na Pesquisa Google e no Maps.

Interagir com os clientes

Leia e responda aos comentários dos seus clientes e poste fotos que mostrem seu produto ou serviço. As empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques de acesso ao site do que as que não adicionam.

Entender e ampliar sua presença

Saiba como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde eles são. Também é possível ver informações como quantas pessoas ligaram diretamente para você usando o número de telefone exibido nos resultados da pesquisa local na Pesquisa Google e no Maps. Quando estiver tudo pronto, você poderá criar e acompanhar o desempenho das campanhas inteligentes para divulgar seu trabalho.

 

O que preciso fazer?

O cadastro na plataforma é bem simples, siga os passos abaixo:

1. Acesse a página da plataforma (https://www.google.com.br/business/) e faça o login.

Dica: Utilize uma conta ativa, que você tenha acesso fácil. Toda interação e estatísticas será enviado para esse e-mail

2. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”

3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa

4. Confirme o local do seu negócio

5. Adicione mais informações em sua página recém-criada
Capricha na descrição, segmentos, ramo de atividade, fotos, entre outros recursos que for solicitado. O Google tem um algoritmo afinado, que utilizará esses detalhes para associar a sua empresa nos resultados de busca.

É só isso?

A resposta é não! rs

Para obter melhores resultados, é necessário que dedique um tempo para colocar novas postagens, detalhes sobre seus serviços, interações. Em várias situações, o seu cliente utilizará esse espaço para interações, como perguntar preço, verificar se o seu estabelecimento está aberto, enviar uma recomendação

Dica de Ouro: Habilita o Chat!

Habilite a opção “Troca de mensagens”, esse recurso possibilita você interagir diretamente com o cliente, de forma rápida e objetiva.

Essa ferramenta tem apresentado uma excelente resultado junto aos nossos clientes.

Da mesma forma, não se esqueça de conferir diariamente quais foram as mensagens enviadas a você e responda cada uma delas. Como estímulo a rapidez, o Google disponibiliza uma informação de tempo médio de respostas. 

Algumas dicas para garantir a agilidade são: configure sua conta para já enviar mensagens automáticas de boas-vindas e habilite o chat apenas em horário comercial

Essa ferramenta tem passado por uma série de mudanças, e melhorias, fique atento aqui no Blog, que sempre estamos trazendo novidades.

Compartilha esse texto com os “vizinhos”, vamos fortalecer o comércio local.

Caso tenha alguma dúvida, ou algo a ser complementado, comenta conosco, as experiências (ou dificuldades) que encontrou com a ferramenta. Estaremos a disposição!

Se precisar de alguma ajuda extra, chama no chat aqui do lado, e conversamos a respeito.